A teoria do conhecimento parte, fundamentalmente, de algumas perguntas bem simples e específicas, mas de respostas densas e complexas:
1) O que é conhecimento?
2) É possível conhecer?
3) Quais as fontes de conhecimento?
4) Qual a melhor maneira (método) para se apropriar dessas fontes?
5) O que se conhece?
As perguntas podem não ser exaustivas, mas são fundamentais para o entendimento do processo cognitivo, se é que é possível entendê-lo.
Para uma introdução, segue a indicação de texto abaixo.
Abraços
Thiago
Afinal, sabemos ou não?
Introdução à Teoria do Conhecimento, de Dan O'Brien
Lisboa: Gradiva, Junho de 2013, 379 pp.
Tradução de Pedro Serras Pereira
Revisão científica de Aires Almeida
Em breve à venda
Lisboa: Gradiva, Junho de 2013, 379 pp.
Tradução de Pedro Serras Pereira
Revisão científica de Aires Almeida
Em breve à venda
Apresentação
A teoria do conhecimento, ou epistemologia, é, juntamente com a metafísica, uma das disciplinas centrais da filosofia, a ela se dedicando muitos dos mais importantes filósofos de todos os tempos, como Platão, Descartes, Locke, Hume, Kant, Russell e outros. Nesta introdução à teoria do conhecimento, o autor faz muito mais do que simplesmente apresentar as ideias desses filósofos sobre problemas tão debatidos como a própria definição de conhecimento, as suas fontes e possibilidade, além da justificação das nossas crenças. Numa linguagem simultaneamente simples e rigorosa, o autor mostra-nos como tais ideias foram, e continuam a ser, intensamente discutidas, envolvendo-nos na sua discussão.
As primeiras secções de cada capítulo apresentam de forma muito acessível, mesmo ao leitor sem grande formação filosófica, temas como a percepção, a memória, o testemunho, o conhecimento a priori, bem como as teorias cépticas, inatistas, empiristas, racionalistas, fundacionalistas, coerentistas, realistas e idealistas, entre outras.
As secções seguintes não deixam insatisfeito o leitor interessado em aprofundar um pouco mais as discussões, familiarizando-o com os seus desenvolvimentos mais recentes, em que se destacam filósofos como Gettier, Quine, Nozick, Rorty, Plantinga, Nagel, Goldman e Bonjour. Um dos aspectos que torna a discussão mais viva e interessante é o frequente recurso a esclarecedores e oportunos exemplos do cinema.
Trata-se de um livro imprescindível não só́ para estudantes e professores de filosofia dos vários níveis como a qualquer pessoa interessada em compreender as ideias dos grandes filósofos do passado e do presente. Alguns capítulos são especialmente úteis para quem, como os estudantes de psicologia, procura compreender os diversos aspectos da actividade cognitiva. Outros são particularmente reveladores para aqueles, como os juristas e estudantes de direito e sociologia, que procuram compreender melhor os vários aspectos envolvidos na formação de crenças e sua justificação.
Eis algumas das questões centrais da teoria do conhecimento tratadas neste livro:
- O que é o conhecimento?
- Que tipos de conhecimento há́?
- Como justificar adequadamente as nossas crenças?
- Qual o papel da percepção e dos sentidos na justificação das nossas crenças?
- Qual o papel da memoria na justificação das nossas crenças?
- O testemunho será́ uma fonte fiável de conhecimento?
- Podemos saber algo sobre o mundo raciocinando apenas?
- Como justificar o raciocínio indutivo?
- Sabemos mesmo que o mundo exterior existe?
- Sabemos que não podemos estar sempre enganados?
- Haverá́ realmente conhecimento sobre questões morais?
- É possível justificar a crença na existência (ou na inexistência) de Deus?
- Será́ que podemos saber se há́ outras mentes além da nossa?
São discutidas perspectivas de autores do passado e actuais: Platão, Descartes, Locke, Berkeley, Leibniz, Hume, Kant, Reid, Russell, Wittgenstein, Sellars, Quine, Rorty, Nozick e Dretske, entre outros.
Ao longo do livro o autor recorre a exemplos ilustrativos de filmes de Ridley Scott, Christopher Nolan, Clint Eastwood, Sergio Leone, Alan Parker, François Truffaut, David Cronenberg, J.-P. Jeunet, Bob Fosse e Woody Allen, entre outros.
Aclamação
«Claro, com grande vivacidade, e assente num completo conhecimento do ramo, o livro de O’Brien constitui um excelente texto introdutório à epistemologia». (Christopher Hookway, Universidade de Sheffield)
Sobre o autor
Dan O’Brien é professor de teoria do conhecimento, filosofia da mente, filosofia da religião, filosofia da ciência e filosofia moderna na Oxford Brookes University. Lecciona também a estudantes de mestrado na Open University. Antes disso, ensinou nas universidades de Birmingham e de Warwick. Tem vários artigos publicados em revistas filosóficas internacionais e é autor de quatro livros: o mais recente é sobre filosofia da jardinagem, que é simultaneamente uma introdução à filosofia; outro é sobre Hume; outro ainda sobre filosofia da mente; e este Introdução à Teoria do Conhecimento, que foi o seu primeiro livro.
Índice
Prefácio
PARTE I INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO
1. A teoria do conhecimento
2. O que é o conhecimento?
2. O que é o conhecimento?
PARTE II FONTES DO CONHECIMENTO
3. Conhecimento a priori
4. Percepção
5. Testemunho
4. Percepção
5. Testemunho
PARTE III JUSTIFICAÇÃO
6. Fundacionalismo
7. Coerentismo
8. Internismo e externismo
7. Coerentismo
8. Internismo e externismo
PARTE IV CEPTICISMO
9. Cepticismo
10. O problema da indução
11. Epistemologia naturalizada
10. O problema da indução
11. Epistemologia naturalizada
PARTE V ÁREAS DO CONHECIMENTO
12. Memória
13. Outras mentes
14. Conhecimento moral
15. Deus
13. Outras mentes
14. Conhecimento moral
15. Deus
Glossário
Bibliografia
Filmes
Índice onomástico
Bibliografia
Filmes
Índice onomástico
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